Dia do Folclore Nacional: relembre a lenda do Curupira

DIA DO FOLCLORE NACIONAL: RELEMBRE A LENDA DO CURUPIRA

22.08.2019

Em 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore Nacional. Data que reforça a importância da cultura popular, passada de geração em geração. No Folclore, muitas lendas são manifestadas, contando a história de criaturas místicas que permeiam o imaginário popular.

Mesmo muito tempo depois de criadas, as lendas populares jamais foram esquecidas. Hoje, ainda encantam e assustam quem as escuta. São, acima de tudo, importantes características dos povos que as criaram.

Uma dessas lendas é sobre o Curupira. Que tal relembrar essa história?

 

Curupira

Diz a lenda que Curupira é um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás e muito travesso.

A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo. Conhecido como protetor das florestas, Curupira utiliza sua inteligência para pregar peças nos invasores das matas, que aparecem para causar danos à natureza.

Muitos desses invasores nunca mais conseguem retornar para suas casas, por conta dos truques de Curupira, que fazem com que não encontrem a saída da floresta.

Outra das características do anão é sua curiosidade. A lenda diz que muitos caçadores fazem um novelo com cipó e escondem bem a ponta. Curioso ao extremo, Curupira fica entretido com o novelo e o caçador consegue fugir.

Além disso, a criatura tem o hábito de beber pinga e fumar. Por isso, até hoje, quando vão à floresta, muitos caçadores levam um maço de cigarros e uma garrafa de pinga para oferecer ao Curupira e, assim, não serem surpreendidos com nenhuma travessura.

E aí, gostou de relembrar essa história? Acompanhe nosso blog, logo traremos a história do Saci-Pererê.

Compartilhar