Folclore Nacional: isso só pode ser coisa de Saci!

FOLCLORE NACIONAL: ISSO SÓ PODE SER COISA DE SACI!

23.08.2019

Ontem, 22 de agosto, comemorou-se o Dia do Folclore Nacional. Data, em que algumas lendas populares são relembradas. Essas histórias, envolvendo seres místicos, com aspectos únicos, encantam desde os mais novos, até os mais antigos. Uma delas é a lenda do Saci- Pererê, um garoto travesso, que adora pregar peças.

Que tal resgatar a história dele?

Sabe quando alguma coisa some de casa e não importa onde você olhe, parece impossível de encontrar?

Pois é, para muitos, quando isso acontece, só pode ser coisa de Saci.

Considerado um dos personagens mais conhecidos do Folclore brasileiro, o Saci-Pererê é um garoto negro, que possui apenas uma perna, fuma cachimbo e usa um gorro vermelho, responsável pelos seus poderes.

Além de esconder objetos, Saci prega muitas peças. Uma de suas brincadeiras favoritas é trançar os cabelos dos animais e atrapalhar as cozinheiras, trocando o sal pelo açúcar e queimando a comida.

Mais do que pregar travessuras, o garoto sabe mexer com plantas e ervas medicinais, conhecendo todas as técnicas de manuseio, preparo e utilização. Quanto a isso, é preciso cuidado, pois, ele pode atrapalhar e confundir as pessoas que coletam essas plantas sem autorização, causando sérios problemas.

Dizem que para capturar um Saci, é necessário arremessar uma peneira dentro dos redemoinhos de vento. Após capturá-lo, é preciso retirar-lhe o gorro vermelho para prendê-lo e uma garrafa.

Acredita-se que o Saci nasceu do broto de bambu, onde permanece até os sete anos. Ao morrer, torna-se um cogumelo venenoso.

E aí, gostou de relembrar essa história? Acompanhe nosso blog, logo traremos a história da Caipora.

Compartilhar