Vestibular em Cena: o aprendizado em forma de arte

VESTIBULAR EM CENA: O APRENDIZADO EM FORMA DE ARTE

3.09.2019

Para quem já prestou ou ainda vai prestar vestibular, uma coisa é certa: é preciso ler muito para atingir um bom resultado. Entre as leituras, muita literatura é exigida. Em 2020, os vestibulares da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) exigirão títulos importantes, como Vidas Secas de Graciliano Ramos, Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus e Memória Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.

Mas já imaginou, além da leitura, interpretar cada uma dessas obras por meio do teatro? Foi exatamente essa a proposta do Colégio Energia Chapecó, em parceria com a Unochapecó e a Escola de Teatro Casanova. As três instituições reuniram-se para proporcionar aos estudantes um dia diferenciado, em que foi possível aprender por meio da arte. O evento contou ainda com patrocínio do restaurante Panela de Ferro, Pasteca, Oxigênio Acadêmia, Açaí Concept, Recanto do Açaí, Refúgio Açaí e Cacau Show.

A programação gratuita aconteceu no dia 31 de agosto, no Salão Nobre da Unochapecó. Antes das 14h, horário de início, os alunos inscritos já se aconchegavam nos bancos, ansiosos pelo que estava por vir. Cerca de 400 estudantes marcaram presença. Ao todo, nove livros foram apresentados em forma de teatro. Cada apresentação resultou em um sentimento diferente para quem assistia.

Para a estudante do Energia, Bruna Bortolanza, que prestará vestibular, o evento foi de grande valia. “Precisamos destas obras para responder às questões do vestibular, seja da Acafe, da Udesc ou da Ufsc. O evento teve profissionais qualificados, que conseguiram passar aquilo que a gente precisava, de forma sucinta e com um bom aproveitamento, para que a gente possa aprofundar essas obras conforme o vestibular que cada um tem interesse”, pontua a jovem.

Assim como Bruna, Alberto Antonio Grasel Filho, também aprovou o evento. Para ele, todos os estudantes que prestarão vestibular, com certeza, aprenderam muito mais por meio do que  foi apresentado. “Foi um evento de grande valia para todos os alunos que fazem vestibular e que precisam das obras literárias para responder às questões, sem contar com o grande profissionalismo dos atores. Foi bem gratificante e interessante para todos nós”, coloca.

E da mesma forma que os estudantes, os professores do Colégio Energia ficaram muito encantados com o resultado. Para o coordenador do Pré-Vestibular, Luiz Paulo Klock, todos os envolvidos foram muito importantes para a realização do evento, assim como, os estudantes presentes. “Nós do Energia estamos sempre tentando ajudar o vestibulando a conquistar e realizar seus sonhos. Aguardem que novas atividades virão e contaremos com a presença de todos”, sinaliza.

Para participar do evento, além de realizar a inscrição online, os estudantes levaram um quilo de alimento no dia das apresentações, provando que o aprendizado e a solidariedade andam juntos. Os cerca de 400 quilos arrecadados foram entregues ao Centro de Convivência dos Idosos de Chapecó.

Obras apresentadas

Durante o evento, nove obras, cobradas nos vestibulares da Acafe, Udesc e Ufsc, foram apresentadas em forma de teatro. Para quem esteve presente, foi impossível não manter os olhos fixados em cada nova encenação apresentada no palco. A programação de duas horas deixou todos com um desejo de ‘quero mais’. “Instigou a gente a procurar a leitura mais aprofundada dos livros que vão cair nos vestibulares”, complementa o estudante Higor da Costa, que também esteve presente.

Confira as obras apresentadas:

Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus (Ufsc e Acafe)

Capitães de areia de Jorge Amado (Ufsc e Acafe)

Melhores contos seleção Eduardo Portella de Lygia Fagundes Telles (Ufsc e Acafe)

Cemitério dos vivos de Lima Barreto (Ufsc, Udesc e Acafe)

O útero e do tamanho de um punho de Angélica Freitas (Ufsc)

Os milagres do cão Jerônimo de Péricles Prade (Ufsc, Udesc e Acafe)

O conto da mulher brasileira de Edla Van Stern (Udesc)

Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis (Udesc)

Melhores poemas de Paulo Leminski (Udesc)

Compartilhar