HISTÓRIA
A escolha da palavra energia foi durante uma eleição com os votos dos próprios alunos há alguns anos, que determinou, além de um nome, uma proposta de ensino em Santa Catarina. Na realidade, uma instituição originária da exigente dinâmica de pré-vestibular tem muito a transferir, em filosofia de trabalho e qualidade de ensino, aos graus anteriores.
Diante de uma necessidade, criou-se uma identidade para o trabalho em nível de ensino médio que estava sendo aplicado, dando início a uma proposta educacional. Hoje, o Energia tem unidades de pré-vestibular em diversas cidades catarinenses e colégios de ensino médio em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Itajaí, Palhoça e São José.
Paralelamente à operação das escolas Energia, a proposta educacional é estendida a mais de 80 instituições conveniadas em todo o estado, através do fornecimento de material didático. Da pré-escola ao pré-vestibular, o material didático do Energia transporta, num moderno conceito pedagógico, a súmula da experiência e do conhecimento de um respeitável núcleo, que já soma mais de quinze anos de bom trabalho na área educacional.
ESTRUTURA
Para estudar com muita energia e chegar ao topo, é preciso um ambiente qualificado.
O Colégio Energia destaca-se entre as escolas particulares de Chapecó por oferecer uma excelente estrutura com ambientes totalmente pensados no bem-estar dos alunos e equipamentos que beneficiam o conforto e a qualidade dos estudos dentro da sala de aula.
AS FORÇAS
DO ENERGIA
As forças do Energia vêm com o desenvolvimento de seu trabalho educativo desde 1986, cujo objetivo central é a relação entre os conhecimentos de forma interdisciplinar e o consequente preparo dos estudantes para a vida acadêmica, priorizando as relações humanas que se processam dentro do espaço escolar, para que as aprendizagens se tornem significativas no contexto social de cada aluno. Para uma melhor compreensão dessa proposta pedagógica, que alia o ensino tradicional à preocupação com as exigências sociais do dia a dia, dividimos esta apresentação em dois momentos básicos e fundamentais para uma prática escolar integral: a qualidade do ensino e a formação dos alunos.
O Energia é mais que um processo educativo, é um programa curricular que contempla o pensar, o expressar-se, a troca de ideias e com isso criar oportunidades de aprendizagens realmente significativas no contexto escolar. Por essa razão, prioriza a formação integral de seus alunos e professores com base em uma proposta pedagógica interativa que, através de material didático próprio, compreende o contexto escolar como um universo de possibilidades educacionais para a vida dos alunos, levando em conta as constantes mudanças na sociedade.
Por isso, o grande e principal desafio é criar uma proposta educacional que acompanhe as transformações do mundo, como as tecnológicas, econômicas, políticas e sociais e, que ao mesmo tempo, se relacione à produção do conhecimento científico, proporcionando aos alunos a melhor experiência e o mais profundo aprendizado em suas vidas.
SISTEMA
DE ENSINO
A proposta do sistema de ensino do Energia é buscar a real compreensão de práticas pedagógicas que possam gerar aos alunos, educadores e famílias, reflexões que possibilitem a mudança de postura diante das exigências atuais do processo educacional, sugerindo um trabalho dinâmico e diversificado na construção coletiva do conhecimento.
A interdisciplinaridade dos conteúdos tem papel fundamental na busca constante de relações entre as áreas do conhecimento, nas quais o trabalho escolar desenvolve-se amplamente, ultrapassando a memorização de conteúdos.
Considerando as interações possíveis numa proposta educacional rumo à construção de conhecimento, o Colégio Energia leva em conta alguns aspectos na elaboração de seu material:
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• Buscar sistematicamente elementos e informações sobre o fato em estudo;
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• Organizar esses fatos em relação ao tempo e ao espaço (onde e quando);
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• Levar os alunos a destacar e selecionar informações ou dados mais relevantes;
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• Dar condições aos estudantes de levantar hipóteses sobre suas aprendizagens;
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• Conduzir os alunos a pensamento inferencial: "o que poderia ter acontecido se...";
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• Estabelecer relações com o que não está presente, com outros conteúdos, com situações cotidianas;
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• Classificar, comparar e identificar as aprendizagens dando significado cultural a elas.
Assim, o Sistema de Ensino Energia cria situações que facilitam a frequente reciclagem de docentes, avançando, dessa maneira, rumo a uma escola em que professores e alunos tenham autonomia para pensar e refletir sobre seu próprio processo de construção de conhecimento e ter acesso a novas informações.
FORMAÇÃO
DO ALUNO ENERGIA
A formação de alunos com espírito crítico e reflexivo está fundamentada na relação família-escola-sociedade.
O Energia considera que o desenvolvimento humano se dá com base nas constantes interações com o meio social, pois este é sempre mediado por pessoas do grupo social - cujo papel fundamental é desempenhado pela escola - as quais indicam, delimitam e atribuem significados à realidade.
Nossa proposta educacional consiste em trabalhar os conceitos de sociedade, trabalho, espaço e tempo, os quais devem estar inseridos na interrelação. A sociedade deve ser entendida como a produção cultural nas relações com a natureza e com a humanidade engendra pelo trabalho.
O espaço deve representar a organização da natureza de forma social e histórica, e o tempo deve ser entendido por meio da produção dos grupos sociais que contribuíram para a construção de uma dada sociedade.
Assim, a formação do aluno deverá ir além da simples absorção de conteúdo acadêmico; precisa desenvolver também seu senso crítico, sendo instrumento de responsabilidade e segurança para si e para a comunidade com a qual convive.