5 recomendações para quem vai entrar na universidade 

5 RECOMENDAÇÕES PARA QUEM VAI ENTRAR NA UNIVERSIDADE 

26.02.2024

O ano letivo de 2024 iniciou e muitos jovens se preparam para começar a jornada acadêmica. Esse é um momento especial marcado por diversas descobertas e muito aprendizado. E, para aproveitar ao máximo este período, confira abaixo 5 recomendações que com certeza serão um diferencial na sua formação.

Participe de eventos 

Eventos são promovidos do início ao fim da graduação. Alguns para socialização, outros para aprendizados e partilha de experiências profissionais. No primeiro mês é comum ter o evento que recebe os calouros (os novos alunos) para familiarização e integração entre eles e para conhecimentos gerais sobre professores, veteranos e do que virá pela frente. Já no decorrer dos semestres eventos específicos são realizados com profissionais da área. Participar destes eventos pode agregar muito conhecimento.

Atividades complementares

Estágios, pesquisa de iniciação científica e outros trabalhos semelhantes enriquecem a formação acadêmica. Aproveite as oportunidades que surgirem enquanto estiver na universidade.

Organização nos estudos

Para ir bem nas provas e trabalhos é essencial manter a organização. Isso garante que nada seja esquecido e facilita para as revisões de conteúdos.

Não saia da aula com dúvidas

É comum o aparecimento de dúvidas sobre um tema ou assunto abordado em sala de aula, afinal, você está iniciando os estudos em uma área específica. Portanto, não tenha medo de perguntar e esclarecer as dúvidas. Professores, colegas e veteranos podem ajudar você.

Mantenha a leitura em dia

Os livros são ferramentas que ampliam nosso conhecimento e é bem importante manter a leitura em dia para evitar o acúmulo de conteúdos próximo às provas e trabalhos. Os professores disponibilizam a bibliografia no início do semestre para que cada aluno se organize da melhor forma.

A jornada da graduação é um período importante que irá refletir em toda a caminhada profissional. Por isso, aproveite todas as oportunidades acadêmicas para desenvolver habilidades profissionais qualificadas.

Compartilhar