Estudar nas férias: por que considerar isso?

ESTUDAR NAS FÉRIAS: POR QUE CONSIDERAR ISSO?

12.12.2023

Manter o ritmo de estudos no período de férias é muito importante para quem almeja conquistar a aprovação no curso de ensino superior. Isso não quer dizer que você vai ficar o dia inteiro estudando e muito menos que não terá os momentos de descanso e lazer com a família e amigos. Mas, com organização é possível estabelecer um cronograma flexível para revisar ou entender melhor os principais tópicos de uma determinada matéria.

Se isso faz sentido pra você e quer aproveitar ao máximo o seu tempo disponível, veja abaixo 5 dicas que ajudarão:

1 – Estabeleça uma rotina mais leve – o descanso é essencial para nossa saúde mental e o período de férias é muito importante para dar uma pausa e voltar com toda energia. Por isso, dedique no máximo duas a três horas de estudos diários. Isso é o suficiente para manter o ritmo de estudos e aproveitar o restante do dia. Se desejar, fixe um horário específico (manhã, tarde ou noite) que também vai ajudar.

2 – Revise os conteúdos mais destacados no último semestre – aproveite para fortalecer os principais conteúdos já estudados. Você pode utilizar diversos métodos para isso, como: elaboração de resumos, flashcards e mapas mentais.

3 – Adote novas formas de estudar – estudar não precisa ser massivo. Com a tecnologia você tem novos recursos para explorar. Isso vai desde jogos educativos no celular, quiz com perguntas e respostas, videogame educativo, filme ou documentário sobre o tema e entre outros.

4 – Deixe os fins de semana livres – nada de estudar durante as férias nos fins de semana! Curta ao máximo os momentos de diversão e lazer com quem ama.

5 – Não deixe sua saúde de lado – durante as férias a gente tende a comer e beber coisas fora da nossa rotina. E tá tudo bem com isso! Porém, mantenha o controle e não esqueça de ingerir bastante água e manter refeições equilibradas. Nossa saúde é importante para termos disposição nos estudos.

Você viu como é possível descansar e também manter uma rotina flexível de estudos nas férias? Ao fazer isso, tenha a certeza de estar ainda mais próximo do sonho de ingressar no curso superior desejado ou até mesmo passar de ano, que é o caso para quem ainda está no ensino médio. 

Compartilhar