Mapa mental: entenda como fazer e a importância para acelerar o aprendizado!

MAPA MENTAL: ENTENDA COMO FAZER E A IMPORTÂNCIA PARA ACELERAR O APRENDIZADO!

27.06.2023

De acordo com o psicólogo inglês e autor do mapa mental, Tony Buzan, “um mapa mental utiliza todas as habilidades do cérebro para interpretar palavras, imagens, números, conceitos lógicos, ritmos, cores e percepção espacial com uma técnica simples e eficiente. Ele nos dá a liberdade de ir aonde quer que nossa mente nos leve.”

Ou seja, o mapa mental sintetiza o conhecimento de forma objetiva e clara visualmente para facilitar o processo de aprendizado. Você pode fazer um mapa mental a mão ou por aplicativo, como o MindMeister, por exemplo.

Como fazer um mapa mental?

Para organizar, é interessante seguir algumas orientações:

– Definir um assunto/tema central – utilizar caixa alta, escrever no centro da folha com cor diferente e desenhos que remetam. 

– Criar palavras-chaves ou frases curtas sobre o tema central – fazer ramificações, linhas que saiam do tema central. Cada palavra é uma ramificação diferente. 

– Intensificar o uso de muitas cores e figuras para ajudar na memorização. 

Lembrando que o mapa mental precisa fazer sentido pra você que vai estudar. Então, pode sim, basear-se em modelos existentes, mas crie o seu de forma simples e que o entenda.

Ele pode ser feito durante o estudo, quando você entende e exerce a memória dos principais tópicos a respeito do assunto. Esse material servirá principalmente para revisão e estudos no período de pré-provas. 

Compartilhar