Métodos de estudo: qual é o melhor?

MÉTODOS DE ESTUDO: QUAL É O MELHOR?

12.12.2023

É importante destacar e deixar claro que existem diferentes métodos de estudo e que não tem um único correto. Isso depende e vai de acordo com a afinidade de cada aluno.

No entanto, para ter êxito nos estudos orientamos que os alunos criem o hábito de estudar um pouco todos os dias além da sala de aula. Estabelecer essa rotina contribui para sanar dúvidas antecipadamente e estar preparado(a) para o dia da prova, seja da escola, vestibular ou ENEM.

A pergunta que agora pode surgir é: “como posso estabelecer essa rotina de estudos?” Leia até o final e confira 5 formas possíveis para fazer isso.

1 – Escolha um local ideal – na escola, universidade ou cursinho, prefira a biblioteca e a sala de estudos. São locais preparados para isso e que ajudam a manter o foco e a concentração. Já em casa, prefira um ambiente mais calmo e silencioso e de preferência longe de televisor, celular e outras telas que podem atrapalhar o momento.

2 – Estabeleça um cronograma – definir quais matérias, assuntos e ordem para estudar ajuda bastante. Escreva em um papel ou imprima e siga o cronograma. Se você quer saber como fazer um, clique aqui.

3 – Dê pequenas pausas – pausas são necessárias para a produtividade do cérebro. Por isso, descanse a mente por 5 minutos a cada uma hora de estudos. Vale ir ao banheiro, tomar água ou respirar um ar puro na sacada ou jardim. 

4 – Tire suas dúvidas – nunca fique com uma dúvida para si. Acesso portais de estudos confiáveis e compareça aos plantões de dúvidas do colégio. Isso fará muita diferença nos seus resultados.

5 – Estude em grupo – sempre que possível, reúna seus colegas para um estudo em grupo. Conversar com outras pessoas sobre um ou mais assuntos é saudável, auxilia no entendimento e serve como motivação. 

E aí, pronto(a) para colocar toda a sua energia nos estudos? Anote as dicas e bons estudos! 

Compartilhar